
© Reuters. A resposta à pandemia dos clusters empresariais europeus
Quais são as vantagens dos clusters empresariais? Como é que esses clusters contribuíram para atenuar as consequências da pandemia? A euronews entrevistou Carmen Mihai, gestora do cluster da ImagoMol, na Roménia, o único cluster empresarial na área do do diagnóstico por imagem na União Europeia.
euronews: Ajuda a coordenar o cluster IMAGO-MOL. Que serviços oferecem?
Carmen Mihai: “O cluster IMAGO-MOL facilita o desenvolvimento de projetos empresariais, liga as instituições de pesquisa e desenvolvimento, os hospitais e as empresas, dá formação em gestão de projetos ou obtenção de fundos e faz ações de promoção, através de canais de comunicação próprios, graças a um boletim mensal e às redes sociais na internet”.
euronews: “Na sua opinião, quais são os benefícios para as empresas que integram um cluster?”
Carmen Mihai: “Existem muitos benefícios em integrar um cluster, incluindo a ligação com outros protagonistas do mesmo domínio. As empresas podem estabelecer ligações com instituições de investigação e desenvolvimento ou universidades e ficar mais visíveis tanto a nível nacional como internacional”.
euronews: “Como é os clusters da União Europeia responderam à crise da COVID-19?
“Os clusters europeus responderam rapidamente aos desafios colocados pela crise da COVID-19. Uma das ações foi a criação do Portal de Resposta à COVID-19 dos Clusters Industriais, que é um portal construído para ligar a oferta à procura e facilitar a colaboração entre clusters. Os clusters identificaram rapidamente as lacunas nas cadeias de abastecimento e o impacto económico da crise e propuseram medidas de ajuda às autoridades”.
euronews: “Qual seria o seu principal conselho para as empresas que pensam em fazer parte de um cluster?
Carmen Mihai: “O meu principal conselho às empresas é propor-lhes que analisem os benefícios de fazerem parte de um cluster para verem se essa adesão responde aos objetivos à visão e à filosofia da empresa. Aconselho também as empresas a mostrarem abertura, a partilhar conhecimento e a colaborar porque surgirão de certeza oportunidades de negócio”.