BOM DIA-Abertura Noticiário Financeiro Reuters


© Reuters.

LISBOA, 16 Set (Reuters) – Bom dia! Eis os principais eventos a ter em atenção hoje.

PSI20 PORTUGAL:

* O índice accionista PSI20 fechou na linha de água, não acompanhando as subidas europeias, animadas pelos dados encorajadores da China e Alemanha e ainda as perspectivas de uma vacina para o novo coronavírus, embora os investidores estejam focados no início da reunião da Fed, segundo traders.

A produção industrial da China acelerou do que o esperado em Agosto, enquanto as vendas a retalho cresceram pela primeira vez este ano, sugerindo que a recuperação económica está a ganhar ritmo à medida que a procura começa a melhorar.

O sentimento dos investidores na Alemanha aumentou inesperadamente em Setembro, disse o instituto de investigação económica ZEW na terça-feira, sinalizando confiança numa recuperação da crise do coronavírus, apesar dos desafios das conversações estagnadas do Brexit e do aumento de novas infecções. NACIONAL:

* IGCP realiza leilão de Bilhetes do Tesouro a 6 e 12 meses, com um montante indicativo entre 1.500 milhões de euros (ME) e 1.750 ME.

* Audição do Presidente do Fundo de Resolução, na Comissão de Orçamento e Finanças, a partir das 1000 horas locais.

* Audição de António Costa Silva na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, a partir das 1000 horas.

* Audição do presidente da Comissão Executiva da TAP- S.A., Ramiro Sequeira, grupo de trabalho – Voos Civis Noturnos | Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, às 1400 horas.

AGENDA INTERNACIONAL ECONÓMICA E POLÍTICA (Hora local):

* BERLIM – O Ministro da Economia alemão, Peter Altmaier, discursa em evento organizado pela Associação Alemã de Fabricantes de Medicamentos – 1330 GMT.

* MADRID – Presidente do Banco da Espanha, Pablo Hernández de Cos, presente na Assembleia Geral da CEOE (Confederación Española de Organizaciones Empresariales) – 09h30 GMT.

* FRANKFURT – Discurso do supervisor do banco do BCE, Pentti Hakkarainen, num webinar organizado pelo Institute of International Finance – 1300 GMT.

* WASHINGTON, D.C. – O Comité de Mercado Aberto da Reserva Federal dos EUA (FOMC) anuncia a sua decisão sobre as taxas de juros seguida de declaração – 1800 GMT.

* WASHINGTON, D.C. – Presidente do Federal Reserve dos EUA dá conferência de imprensa – 1830 GMT.

* TÓQUIO – Banco do Japão realiza reunião de política monetária (a 17 de Setembro).

* BRUXELAS – Legisladores da UE votam sobre o estabelecimento do fundo de transição justo da UE – 1530 GMT

* LONDRES – O primeiro-ministro Boris Johnson comparece no Comité de Ligação do parlamento para discutir a resposta do governo ao Coronavirus, em particular em relação à economia, Brexit e política externa – 1430 GMT.

* BRUXELAS – Comissão Europeia Ursula Von Der Leyen apresenta propostas para um mundo pós-COVID19 no seu primeiro discurso sobre o Estado da União Europeia perante o Parlamento Europeu – 0700 GMT.

* PARIS – O Economista-Chefe da OCDE Laurence Boone apresenta as perspectivas económicas globais, actualizando as suas projecções para as principais economias e países membros, no contexto da crise do coronavírus.

* Balança Comercial Japão Agosto (0150)

* Índice Preços Consumidor Reino Unido Agosto (0800)

* Vendas Retalho EUA Agosto (1430)

* Índice Preços Consumidor BoC Core Canadá Agosto (1430)

* Fundos Fed Taxa Objectivo EUA 16 Set (2000)

* Juro Fed s/ Excesso Reservas EUA 16 Set (2000)

AGENDA INTERNACIONAL EMPRESAS:

* Inditex (MC:) SA Resultados

(Por Lisboa Editorial)