BOM DIA-Abertura Noticiário Financeiro Reuters


© Reuters.

LISBOA, 22 Jun (Reuters) – Bom dia! Eis os principais eventos a ter em atenção hoje.

PSI20 PORTUGAL:

* As valorizações superiores a 2% da EDP (SA:), Jerónimo Martins e telecom NOS, permitiram ao índice accionista PSI20 encerrar em alta, em simpatia com as bolsas europeias na sexta-feira, com o optimismo renovado de uma rápida recuperação económica a estimular o apetite pelo risco e a reduzir a procura por títulos de dívida pública, segundo traders.

O euro desliza com poucos progressos feitos em relação ao fundo de recuperação de 750 mil milhões de euros numa cimeira da União Europeia para discutir os estímulos e com a chefe do Banco Central Europeu a advertir que a economia da região se encontra numa “queda dramática”.

AGENDA NACIONAL

* Impresa (LS:) realiza assembleia geral de acionistas.

* Banco de Portugal divulga balança de pagamentos.

AGENDA INTERNACIONAL ECONÓMICA E POLÍTICA (Hora local):

* FRANKFURT – Discurso do vice-presidente do Banco Central Europeu, Luis de Guindos, na Cimeira de Finanças de Frankfurt em 2020 em Frankfurt, Alemanha – 1415 GMT

* MINNEAPOLIS – O presidente do Federal Reserve Bank de Minneapolis, Neel Kashkari, participa numa sessão virtual de perguntas e respostas moderadas perante o Capítulo de Diretrizes Corporativas de Mulheres do Minnesota – 2230 GMT.

* OTTAWA – O governador do Banco do Canadá, Tiff Macklem, fará um discurso nos Clubes e Cercles Canadiens do Canadá – 1500 GMT.

* BERLIM – O ministro das Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, e o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, fazem uma declaração conjunta sobre os assuntos europeus actuais. – 1415 GMT

* PODGORICA – O presidente da República da Croácia, Zoran Milanovi, fará uma visita oficial de dois dias ao Montenegro.

* PEQUIM – O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, encontra-se online com os líderes da União Européia.

* Confianca Consumidor Dinamarca Junho (0800)

* Vendas Retalho Polonia Maio (1000)

* Vendas Habitacoes Existentes EUA Maio (1600)

* Confianca Consumidor flash Uniao Europeia Junho (1600)

(Por Lisboa Editorial)