BOM DIA-Abertura Noticiário Financeiro Reuters


© Reuters.

LISBOA, 15 Jun (Reuters) – Bom dia! Eis os principais eventos a ter em atenção hoje.

PSI20 PORTUGAL:

* O índice accionista PSI20 caiu 0,76%, em sintonia com uma Europa, onde com receios de uma segunda vaga de infecções por COVID-19, após um pico nos novos casos de coronavírus na China e em partes dos Estados Unidos, atenuaram as esperanças de uma rápida recuperação económica, seguno traders.

Pequim voltou a impor restrições após um mercado alimentar grossista ter registado um pico inesperado nos casos, enquanto os Estados Unidos registaram um número recorde de novas infecções e hospitalizações em mais estados, incluindo a Florida e o Texas.

AGENDA NACIONAL

* Banco de Portugal apresenta Boletim Económico de Junho, que inclui projeções para a economia portuguesa no período de 2020 a 2022.

* Ministro do Estado e das Finanças na Comissão de Orçamento e Finanças para debater Orçamento Suplementar de 2020, às 0930 horas locais.

* Presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), Isabel Dias, ouvida na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, às 1030 horas locais.

* Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, é recebido, em audição, na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, às 1430 horas locais.

* As Comissões de Orçamento e Finanças e de Trabalho e Segurança Social​ recebem, em audição conjunta, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no âmbito da apreciação do Orçamento Suplementar de 2020, às 1500 horas locais.

* A Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias recebe, em audição, o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, às 1530 horas locais.

AGENDA INTERNACIONAL ECONÓMICA E POLÍTICA (Hora local):

* OTTAWA – Tiff Macklem, governador do Banco do Canadá, e Carolyn A. Wilkins, vice-governadora sénior do Banco do Canadá, participam no Comité Permanente de Finanças da Câmara dos Comuns -1900 GMT.

* DUBLIN – O governador do Banco Central da Irlanda, Gabriel Makhlouf, informa os jornalistas sobre a primeira Revisão de Estabilidade Financeira do banco – 1330 GMT.

* WASHINGTON – O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, testemunha sobre o relatório de política monetária semestral ao Congresso antes da audiência virtual do Comité Bancário do Senado – 1400 GMT.

* JERUSALÉM – O primeiro ministro grego Kyriakos Mitsotakis visita Israel (até 17 de Junho).

* MOSCOVO – O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Mohammad Javad Zarif, visita a Rússia e reúne-se com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov.

* BRUXELAS – Ministros responsáveis pelos assuntos europeus reúnem-se por videoconferência para discutir as relações UE-Reino Unido – briefing do negociador do Brexit da UE – o fundo de recuperação da UE e o orçamento de longo prazo do bloco.

* BRUXELAS – Conferência de imprensa ministerial de pré-defesa online pelo Secretário-Geral da NATO Jens Stoltenberg – 1400 GMT.

* PIB Finlândia Y/Y Abril (07:00)

* Índice de Preços no Consumidor Final Alemanha Maio (08:00)

* Índice de Preços no Produtor República Checa Maio (09:00)

* IPC Croácia Maio (11:00)

* Salários Zona Euro Q1 (11:00)

* Inflação Polónia Maio (14:00)

* Produção Industrial Rússia Maio (15:00)

* Produção Industrial EUA Maio (15:15)

* Taxa de Juro Base Polónia Junho

AGENDA INTERNACIONAL EMPRESAS:

* Etablissementen Franz Colruyt NV (Colruyt Group) Resultados

* Ashtead Group (LON:) plc Resultados

* Groupon, Inc. Resultados

(Por Lisboa Editorial)