BOM DIA-Abertura Noticiário Financeiro Reuters


© Reuters.

LISBOA, 27 Mai (Reuters) – Bom dia! Eis os principais eventos a ter em atenção hoje.

PSI20 PORTUGAL:

* O índice accionista PSI20 ganhou 0,52%, apoiado nos disparos do BCP (LS:), da NOS e da Novabase (LS:), acompanhando uma Europa em máximos de 11 semanas, com sector do turismo e lazer a capitalizar notícias de que Espanha e Alemanha iriam aliviar as restrições de viagens, numa altura de reabertura gradual das economias, segundo dealers.

O plano da Alemanha e de Espanha de aliviar as restrições de viagens para o pico das férias de verão reanimou as acções. As acções TUI , a proprietária da British Airways, IAG , a easyJet e a Whitbread chegaram a dispararar entre 15% para 30%. está em conversas com a Grã-Bretanha para tentar estabelecer um corredor aéreo que permita um turismo seguro neste Verão e espera convencer Londres a isentar os seus cidadãos da quarentena quando voltem para casa, disseram fontes. NACIONAL

* Ministro do Planeamento na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, às 1000 horas locais.

* Ministro Pedro Siza Vieira na conferência Economia Loures 2020: inovação e investimento na pós-pandemia.

* Webinar “Informações bancárias em todo o mundo: análise do impacto internacional da pandemia Covid-19 no setor bancário”, promovido pela Deloitte Portugal.

* Audição da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) sobre tarifas energéticas no quadro das medidas extraordinárias de resposta à situação económica e social resultante do surto de COVID-19, às 1030 horas.

AGENDA INTERNACIONAL ECONÓMICA E POLÍTICA (Hora local):

* FRANKFURT – Participação da Presidente Christine Lagarde do BCE no Diálogo Juvenil on-line para o Evento Europeu da Juventude 2020 – 0730 GMT.

* FRANKFURT – Participação do vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, num evento virtual organizado pela Câmara de Comércio Espanhola – 0830 GMT.

* ESTOCOLMO – A primeira vice-governadora do Riksbank, Cecilia Skingsley, participa na conferência de Börsdagen e discute questões, incluindo as medidas adoptadas pelo banco para mitigar os efeitos economicos da pandemia de coronavírus – 0715 GMT.

* FRANKFURT – Participação da Andrea Enria, membro do conselho do BCE, na virtual Conferência Europeia da IIF: UE, COVID-19 e o futuro dos serviços financeiros – 1100 GMT.

* ST. LOUIS – O presidente do Federal Reserve Bank de St. Louis, James Bullard, fala sobre “Visões sobre a pandemia desde o início até a reabertura da economia” e participa numa sessão moderada de perguntas e respostas via webex pelo CD. Instituto Howe – 1630 GMT.

* WASHINGTON D.C. – Federal Reserve emite o Livro Bege da condição economica – 1800 GMT.

* BRUXELAS – O presidente da Comissão da UE, von der Leyen, apresenta uma nova proposta de orçamento aos legisladores da UE – 1130 GMT.

* BRUXELAS – Os comissários da UE Valdis Dombrovskis, Paolo Gentilon e Nicolas Schmit conversam com os legisladores da UE sobre as recomendações específicas por país do semestre europeu de 2020 – 1445 GMT.

* BERLIM – A chanceler alemã Angela Merkel realiza uma videoconferência com Adrian Hasler, o primeiro ministro do Liechtenstein, um país alpino localizado entre a Suíça e a Áustria. – 1430 GMT.

* BERLIM – A chanceler alemã Angela Merkel realiza uma conferencia de imprensa após conversas on-line, sobre tópicos como a pandemia de coronavírus, com as estréias dos estados federais do leste do país. – 1315 GMT.

* BERLIM – A chanceler alemã Angela Merkel discursa num ‘think tank’ antes da presidência alemã do Conselho da UE – 1730 GMT

* Clima Negocios Franca Maio (0730)

* Confianca Consumidor Franca Maio (0845)

AGENDA INTERNACIONAL EMPRESAS:

* Ralph Lauren Corporation (NYSE:) Resultados

* Bank of Montreal Resultados

* Royal Bank of Canada Resultados

* HP Inc. Resultados

(Por Lisboa Editorial)