© Reuters. Mercados apostam em dois cortes de taxa de juro do BCE até Junho com colapso expectativas inflação
LONDRES, 9 Mar (Reuters) – Os mercados monetários da Zona Euro aumentaram as suas apostas em cortes de taxas pelo Banco Central Europeu esta segunda-feira, com o colapso das expectativas de inflação na região.
Uma queda nos preços do petróleo aumentou os receios de recessão devido à disseminação do coronavírus. Isso fez com que as expectativas de inflação da zona do euro EUIL5YF5Y=R caíssem muito abaixo de 1% pela primeira vez de sempre, muito abaixo da meta do BCE, próxima de, mas abaixo de 2%.
Os mercados monetários estão agora a precificar uma probabilidade total de 20 pontos base em cortes de taxas – ou dois cortes de 10 bps cada – na reunião do banco em Junho, mostraram os futuros da Eonia ECBWATCH .
Na semana passada, os mercados precificaram um preço de 10 bps até Junho.
O BCE reúne-se esta quinta-feira e os mercados estão posicionados para um corte de taxa de 10 bps para ajudar a fortalecer a economia e a inflação.
Texto original em inglês: (Reportagem de Yoruk Bahceli e Dhara Ranasinghe, Traduzido para português por João Manuel Maurício, Gdansk Newsroom; Editado por Patrícia Vicente Rua em Lisboa)