O detalhe de Powell que pode deixar as atas do Fed ‘desatualizadas’


© Reuters.

Por Laura Sanchez

Investing.com – O evento mais importante para os investidores nesta quarta-feira será a publicação da ata da reunião do Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Fed de Julho. O foco está em saber se as atas vão dar alguma pista sobre o possível início da retirada de estímulos (tapering).

“Embora este anúncio devesse ter lugar ou na próxima semana, durante o simpósio do banco central organizado anualmente em Jackson Hole (Wyoming) pela Reserva Federal do Kansas ou na reunião do FOMC em Setembro, os últimos desenvolvimentos do vírus e as dúvidas que o Fed tem agora sobre o impacto desta nova vaga na economia fazem-nos pensar que é provável que o anúncio seja adiado”, adverte a Link Securities.

“Nesse sentido, acreditamos que o que foi discutido na reunião de Julho do FOMC, e o que a ata dessa reunião mostrou, pode estar um pouco ‘desatualizado’ e, por conseguinte, não ser uma boa referência para os investidores neste momento”, acrescentam.

Os analistas destacam a conferência de ontem do presidente da Reserva Federal dos EUA (Fed), Jerome Powell, na qual observou que resta saber como a economia do país irá resistir ao recente aumento dos casos Covid-19, em comentários que não ofereceram nenhuma opinião sobre perspetivas da política monetária.

Como disse Powell a estudantes e professores num evento virtual realizado pelo banco central, “ainda não é claro se a estirpe Delta do coronavírus terá um efeito importante na economia; teremos de ver. Powell disse também que a recuperação não está completa. Assim, na sua opinião, “a pandemia ainda está a ensombrar a atividade económica; ainda afeta muito e não se pode declarar vitória sobre ela”.

“Não esperamos muitas notícias da ata do Fed”, concorda o Bankinter (MC:). “Naquela ocasião, a única mudança relevante foi uma nuance ligeiramente hawkish na declaração. O Fed afirmou que a economia tem avançado em direção aos objetivos necessários para considerar o início do tapering (redução do programa de compras). No entanto, esforçou-se por esclarecer que o irá acompanhar este progresso em reuniões futuras. Em suma, nada de novo debaixo do sol”.