Powell: Fed está no processo de arrumar as suas ferramentas


© Reuters.

Por Carjuan Cruz

Investing.com – O Presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, disse que a agência está em vias de remover as ferramentas que foram aplicadas devido à emergência causada pela pandemia da Covid-19. 

“Como a emergência diminuiu, devemos guardar essas ferramentas. Estamos no processo de eliminação de ferramentas projetadas para emergências”, disse Powell à margem de uma reunião com educadores e alunos esta terça-feira.

Embora Powell não tenha feito mais referências sobre política monetária, espera-se que no último trimestre do ano, o Fed comece a desmantelar o seu programa mensal de compra de obrigações, implementado desde o ano passado como uma estratégia para estimular a recuperação da economia.

Estirpe Delta e recuperação

No entanto, deixou claro que os Estados Unidos ainda estão longe de voltar aos indicadores que tinham antes da chegada do Covid: “A economia dos EUA ainda não voltou aos níveis pré-pandémicos”, disse Powell.

Reiterou que ainda é necessária uma recuperação mais forte no emprego. O número de desempregados nos EUA é de cerca de nove milhões, muito longe dos 5,7 milhões de pessoas desempregadas antes da pandemia.

 “Milhões de pessoas no sector dos serviços ainda estão desempregadas, pelo que essa é uma parte da recuperação que está longe de estar completa”, disse ele.

Relativamente ao aumento exponencial das infeções Delta, Powell disse que ainda não é possível determinar se isso irá afetar a economia, mas a nova tensão está certamente a perturbar o ritmo de recuperação. 

“A pandemia continua a lançar uma sombra sobre a atividade económica. Ainda não posso declarar vitória”, disse o presidente do Fed.

“Parece que o vírus continuará nas nossas vidas durante algum tempo e não está claro se o aumento da variante Delta terá um impacto na economia”, acrescentou.