© Reuters. Reino Unido experimenta semana de trabalho de quatro dias
Trabalhar menos e ganhar o mesmo. A partir do dia 1 de junho, o Reino Unido vai fazer a experiência de uma semana de quatro dias de trabalho – um dia extra de folga por semana, sem redução no salário. Três mil funcionários de 60 empresas britânicas vão participar neste projeto piloto, com a duração de 6 meses, intitulado “4 Day Week Global” e descrito como o maior do mundo.
Pretende ajudar as empresas na transição para uma semana de quatro dias sem sacrificar lucros. Foram feitos testes semelhantes em Espanha, na Islândia, Estados Unidos e Canadá. Austrália e Nova Zelândia também entram na experiência a partir de agosto.
A ideia é uma maior autonomia e horários de trabalho mais flexíveis no mercado de trabalho – e a experiência de teletrabalho dos últimos anos de pandemia provou que esta ideia é possível. No entanto, especialistas preferem conter as expectativas em relação à manutenção dos níveis de crescimento da economia.
Trata-se de um teste gigantesco no Reino Unido que dá as boas-vindas a um dia de folga extra – com uma semana laboral mais curta para uma maior produtividade.