A situação da Evergrande fica mais complicada: 5 chaves desta sexta-feira


© Reuters

Por Laura Sánchez

Investing.com – Nem uma palavra sobre o pagamento de quase $84m da Evergrande que era devido ontem, complicando ainda mais a situação para o gigante imobiliário chinês.

Esta sexta-feira, os investidores estarão atentos à intervenção de Jerome Powell, presidente da Reserva Federal dos EUA (Fed), bem como de outros membros do FOMC.

Vários membros do Banco Central Europeu (BCE) vão também a falar.

Aqui estão os cinco fatores que os investidores terão de ter em conta ao tomarem hoje as suas decisões:

  1. Evergrande: nem ma palavra sobre o pagamento

O gigante imobiliário chinês Evergrande (HK:) cai acentuadamente na Bolsa de Hong Kong após o prazo para pagar os juros das obrigações offshore ter expirado ontem sem que a empresa tenha feito uma declaração.

A China instou ontem a empresa a cumprir estes pagamentos como uma prioridade, mas até agora nada se sabe sobre o pagamento de quase 84 milhões de dólares que a empresa tem de efetuar.

2. Powell e outros membros do FOMC falam

Às 13:00, hora portuguesa, estaremos atentos às declarações de , Presidente do Fed, bem como de , Vice-Presidente, e , membro do FMOC.

Os investidores estarão atentos a informações adicionais ao discurso de Powell da passada quarta-feira relativamente ao tapering e às taxas de juro.

3. Declarações do BCE

Estaremos igualmente atentos aos comentários dos membros do BCE e . Nos últimos dias, várias vozes dentro do BCE sugeriram que as perspetivas de inflação podem ser demasiado elevadas, o que pode aproximar a data do afunilamento na Europa.

4. Mercados bolsistas da Ásia e dos EUA

Os principais índices asiáticos estão hoje mistos. O sobe 2%, o de Hong Kong desce 0,2% e o desce 0,2%.

Em Wall Street, o mercado terminou ontem no verde. O (1,2%), o (1%) e o (1,4%) fecharam em alta.

5. Dados macroeconómicos

Entre os comunicados macroeconómicos de sexta-feira, destacam-se os comunicados de e dos italianos, o , bem como o .

Nos EUA, vamos conhecer as e o.