BOM DIA-Abertura Noticiário Financeiro Reuters


© Reuters.

LISBOA, 21 Dez (Reuters) – Bom dia! Eis os principais eventos a ter em atenção hoje.

PSI20 PORTUGAL

* O índice accionista PSI20 .PSI20 caiu 1,3% e acompanhou o cenário negativo das acções europeias na sexta-feira, com os investidores cautelosos perante a incerteza de um acordo comercial Brexit e de novos estímulos para ajudar a economia dos EUA a lidar com o impacto da pandemia, segundo traders. A libra esterlina caiu, invertendo alguns dos seus ganhos recentes, depois do negociador-chefe da União Europeia, Michel Barnier, ter avisado que restavam apenas horas para se chegar a um acordo comercial Brexit com Londres.

AGENDA PORTUGAL:

* INE divulga Índices de Preços na Produção Industrial e Síntese Económica de Conjuntura de Novembro.

* Ramada Investimentos e Indústria entra no índice PSI20 .

* A Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias recebe, em audição, a Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, às 1500 horas.

* A Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença COVID-19 e do processo de recuperação económica e social recebe, em audição, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, às 1700 horas.

AGENDA INTERNACIONAL ECONÓMICA E POLÍTICA (Hora local):

* NORUEGA – Banco Central da Noruega divulga decisão sobre taxa de juro 0900 TMG.

* OSLO – O governador do Banco Central da Noruega, Oystein Olsen, dá uma palestra digital sobre as perspectivas da economia norueguesa para a rede regional leste Associação Económica do Governo e Conselho Empresarial de Bergen – 0900 TMG.

* Confiança consumidor Dezembro na Dinamarca (0700)

* Vendas da retalho Novembro na Polónia (0900)

* Confiança consumidor flash Dezembro na Zona Euro (1500) (Por Lisboa Editorial)