BOM DIA-Abertura Noticiário Financeiro Reuters


© Reuters.

LISBOA, 9 Jul (Reuters) – Bom dia! Eis os principais eventos a ter em atenção hoje.

PSI20 PORTUGAL:

* As valorizações da retalhista Jerónimo Martins e das energéticas permitiram ao índice accionista PSI20 fechar com uma subida de 0,55%, contrariando as quedas europeias, com os investidores a refugiarem-se em activos tidos como mais seguros, à medida que aumentam os casos de infecção por coronavírus, segundo traders.

O , visto como um activo-refúgio em alturas de maior incerteza ou volatilidade, aumentou mais de 1% e superou a fasquia dos 1.800 dólares.

AGENDA PORTUGAL

* Reunião do Conselho de Ministros.

* INE divulga Estatísticas de Preços da Habitação ao nível local no primeiro trimestre de 2020; Inquérito de Conjuntura ao Investimento no primeiro semestre de 2020.

* Debate sobre as prioridades da presidência do Conselho da União Europeia, Debate sobre o relatório anual enviado pelo Governo sobre a participação de Portugal no processo de construção da União Europeia, no Parlamento, às 1500 horas locais.

AGENDA INTERNACIONAL ECONÓMICA E POLÍTICA (Hora local):

* MADRID – O governador do Banco da Espanha, Pablo Hernandez de Cos, participa na análise do plano de transformação económica da Espanha do Real Instituto Elcano – 1000 GMT.

* FRANKFURT – Participação de Christine Lagarde e Fabio Panetta, membros do BCE Board, via videoconferência na reunião do Eurogrupo.

* ATLANTA – O presidente do Federal Reserve Bank de Atlanta, Raphael Bostic, fala sobre “A Prescrição: Política Fiscal para a Economia COVID-19” antes de um webinar do Tax Policy Center. 1600 GMT.

* BRUXELAS – Comité Militar da União Europeia (EUMC), reunião dos Chefes de Defesa da UE.

* SEUL – O vice-secretário de Estado dos EUA, Stephen Biegun, reune-se com autoridades sul-coreanas em Seul na quinta-feira para conversas sobre a Coreia do Norte e outras questões.

* BRUXELAS – Ministros das Finanças da zona do euro reúnem-se para seleccionar o próximo chefe do seu grupo conhecido como Eurogrupo – 1300 GMT.

* BERLIM – A chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro holandês Mark Rutte dão uma conferência de imprensa após negociações sobre a presidência alemã da UE em Berlim. – 1830 GMT.

* Encomendas Maquinaria Japão Maio (0150)

* Índice Preços Consumidor China Junho (0330)

* Balança Comercial Alemanha Maio (0800)

* Licenças Habitação Canadá Junho (1415)

* Pedidos Subs. Desemprego EUA semanal (1430)

* ‘Stocks’ Retalho EUA Maio (1600)

AGENDA INTERNACIONAL EMPRESAS:

* Tryg A/S Resultados

* Suedzucker AG Resultados

* Walgreens Boots Alliance, Inc. Resultados

(Por Lisboa Editorial)