BOM DIA-Abertura Noticiário Financeiro Reuters



LISBOA, 19 Mai (Reuters) – Bom dia! Eis os principais eventos a ter em atenção hoje.

PSI20 PORTUGAL:

* O índice accionista PSI20 ganhou 4,62%, com a Mota-Engil a disparar mais de 12% e fortes subidas do BCP (LS:), Galp Energia (LS:) e Navigator, acompanhando o ‘rally’ das bolsas europeias e dos preços do petróleo, encorajados por dados de uma potencial vacina para a COVID-19, numa altura em que várias economias começam uma nova fase do desconfinamento, disseram dealers.

A fabricante de medicamentos Moderna Inc disse que a sua vacina experimental para a COVID-19 mostrou resultados promissores num pequeno ensaio em fase inicial, levando as suas acções a disparar 23,2%.

Os investidores aplaudem qualquer desenvolvimento positivo através de ensaios clínicos de vacinas, numa altura em que a maioria dos países começa a levantar as suas restrições e perante receios de uma segunda vaga de infecções.

AGENDA NACIONAL

* Millennium bcp apresenta resultados do primeiro trimestre de 2020.

* INE divulga Índices de Preços na Produção Industrial de Abril de 2020.

* Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, ouvido na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, às 0930 horas locais.

* A Comissão de Defesa Nacional recebe, em audição, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, às 1500 horas locais.

AGENDA INTERNACIONAL ECONÓMICA E POLÍTICA (Hora local):

* FRANKFURT – Participação do vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, na reunião virtual do ECOFIN.

* MINNEAPOLIS – O presidente do Federal Reserve Bank de Minneapolis, Neel Kashkari, participa numa sessão moderada de perguntas e respostas antes de um Town Hall virtual da General Mills Finance Team Employee – 1400 GMT.

* WASHINGTON D.C. – O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, testemunham na audiência online “The Quarterly CARES Act Report to Congress” perante o Comite Bancário do Senado. – 1400 GMT

* BOSTON, Estados Unidos – O presidente do Federal Reserve Bank de Boston, Eric Rosengren, fala sobre o impacto da crise de saúde pública COVID-19 na economia da Nova Inglaterra e as acções do Federal Reserve tomadas em resposta, incluindo o próximo programa de empréstimos da Main Street a ser administrado pelo Boston Fed, antes de um evento virtual organizado pelo Conselho da Nova Inglaterra. – 1800 GMT

* FRANKFURT – Participação do economista-chefe do ECB Philip Lane no webinar de políticas do IMFS – 1400 GMT

* BRUXELAS – Webinar sobre o impacto economico do COVID-19 na economia belga por economistas belgas do banco central – 1100 GMT

* OSLO – O vice-governador da Noruega, Jon Nicolaisen, e o director Torbjorn haegeland apresentam o relatório Infraestrutura financeira 2020 e o memorando do Norges Bank “Tendências de desenvolvimento no processamento de pagamentos orientado ao cliente” em um seminário de imprensa – 0800 GMT.

* Indice Precos Pordutor Nova Zelandia 1ro Tri (0045)

* Pedidos Subs Desemprego Reino Unido Abril (0800)

* Taxa Desemprego ILO Reino Unido Marco (0800)

* Sentimento Economico ZEW Alemanha Maio (1100)

* Leiloes Leite Nova Zelandoa semanal (1400)

* Licencas Babitacao EUA Abril (1430)

* Redbook EUA semanal (1455)

* Produto Interno Bruto Russia 1ro Tri (1500)

AGENDA INTERNACIONAL EMPRESAS:

* Kingfisher (LON:) Plc Resultados

* Deutsche Lufthansa AG (DE:) Resultados

* Imperial Brands (LON:) Plc Resultados

* Walmart Inc Resultados

* Home Depot Inc (NYSE:) Resultados

* JC Penney Company Inc Resultados

(Por Lisboa Editorial)