© Reuters. Bond Yields da Zona Euro sobem com PMIs fracos antes da última reunião do BCE de Draghi
LONDRES, 24 Out (Reuters) – As taxas de juro dos títulos da Zona Euro sobem nesta quinta-feira, após dados decepcionantes da actividade empresarial que colocam o desempenho económico da região em foco antes da última reunião política do Banco Central Europeu sob Mario Draghi.
Os dados, que vieram em sua maioria abaixo das previsões da pesquisa Reuters, ditam um tom sombrio antes da última reunião política de Draghi, onde o foco será provavelmente sobre a oposição sem precedentes às medidas de estímulo anunciadas em Setembro.
Mais de um terço dos formuladores de política, incluíndo os chefes dos bancos centrais de França e Alemanha, opuseram-se à compra de novos títulos, ameaçando a eficácia da política monetária do BCE.
A actividade empresarial da Zona Euro mal se expandiu em Outubro, com a procura a diminuir, como mostraram os dados ‘flash’ do PMI. números alimentaram preocupações de que uma contracção na indústria esteja a infiltrar-se nos serviços, com o PMI dos serviços a cair para um mínimo de 37 meses. bond yields do governo alemão a 10 anos subiram brevemente mais de três pontos base para -0,36%, impulsionado por dados franceses mais fortes do que o esperado, mas este rendimento porto-seguro recuperou assim que os dados alemães foram lançados, subindo 1 pb para -0,39% DE10YT=RRR .
A atenção do mercado desviou-se do Brexit, com os estados membros da UE na quarta-feira a atrasarem a decisão de conceder ao Reino Unido uma extensão de três meses na data de sua saída da UE.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que se o prazo for adiado para o final de Janeiro, ele convocará uma eleição para ser realizada no Natal. ao BCE, foi “difícil esperar muito, dada a grande dissidência que tem havido”, disse o estratega do UBS, Lefteris Farmakis.
O foco também será em saber se o banco central fornece qualquer detalhe sobre a composição de suas compras de activos, que serão reiniciadas em Novembro. Pode reiterar que é provável que o esquema esteja amplamente em linha com a rodada anterior, na qual os títulos do governo constituíram a maior parte da compra.
Texto original em inglês: (Reportagem de Yoruk Bahceli, Traduzido para português por André Vitor Tavares em Gdansk Newsroom; Editado por Patrícia Vicente Rua em Lisboa)