‘Bond yields’ governo italiano escorregam; PIB francês e espanhol melhor que o esperado


© Reuters.

LONDRES, 29 Jan (Reuters) – As ‘yields’ das obrigações do governo italiano baixaram na sexta-feira e o diferencial entre a dívida de base e a dívida mais arriscada diminuiu, em parte devido a dados económicos melhores do que o esperado e a uma percepção de diminuição dos riscos políticos italianos, juntamente com a esperança de um estímulo orçamentalna próxima semana.

O Produto Interno Bruto de França contraiu-se menos do que o esperado no quarto trimestre de 2020, segundo dados oficiais.

O PIB de Espanha também superou as expectativas, alcançando um pequeno crescimento trimestral no último trimestre de 2020, apesar de as restrições ao confinamento se terem reforçado desde Novembro.

Enquanto o rendimento a 10 anos da Alemanha era mais elevado , o rendimento a 10 anos italiano desceu cerca de 3 pontos base no dia às 0814 GMT, a 0,618% .

As ‘yields’ de Portugal e Espanha a 10 anos seguem estáveis , .

“O aperto do spread em Itália, penso que tem a ver com o grau bastante elevado de optimismo em relação à situação política italiana, por outras palavras, ainda estamos a retraçar aquele alargamento que tivemos no início de Janeiro”, disse Antoine Bouvet, estratega de taxas sénior da ING.

Texto integral em inglês: (Por Elizabeth Howcroft; Traduzido para português por Patrícia Vicente Rua)