Bonds do governo europeu recuperam com China a aumentar a fasquia na guerra comercial


© Reuters. Bonds do governo europeu recuperam com China a aumentar a fasquia na guerra comercial

LONDRES, 5 Ago (Reuters) – Os ‘bond yields’ do governo holandês a 30 anos e irlandês a 10 anos passaram a negativos pela primeira vez na segunda-feira, com as ‘yields’ da Zona Euro a afundarem ainda mais com a escalada da guerra comercial e monetária EUA-China e preocupações sobre um Brexit sem acordo.

Na segunda-feira, a China viu o yuan cair mais de 7 por dólar pela primeira vez em mais de uma década, um sinal de que Pequim pode estar disposta a tolerar mais fraqueza cambial, com a disputa comercial agravando-se. queda de 1,4% no yuan vem dias depois do presidente americano, Donald Trump, surpreendeu os mercados financeiros, ao dizer que iria impor tarifas de 10% sobre os 300 mil milhões de dólares restantes das importações chinesas de 1 de Setembro, quebrando uma trégua comercial que durou um mês. movimento de baixa nos rendimentos dos títulos estende-se a descidas a partir de sexta-feira, quando o yield a 30 anos da Alemanha a tornar-se negativo durante parte do dia de negociação, o que significa que, pela primeira vez, toda a curva de rendimentos alemã esteve abaixo de zero DE30YT=RRR .

Na segunda-feira de manhã, o rendimento caiu mais sete pontos base para uma baixa de -0,053%. Os rendimentos dos ‘bunds’ a dez anos estavam em -0,53% DE10YT=RRR .

Os rendimentos dos títulos do governo holandês a 30 anos também caíram abaixo de zero para uma baixa diária de -0,053%, trazendo toda a curva negativa pela primeira vez. NL30YT=RRR

Alguns analistas sugeriram que a queda nos rendimentos também reflectiu um movimento das autoridades chinesas de comprar Bunds em vez de Tesouro dos EUA.

Texto original em inglês: (Reportagem de Virginia Furness, traduzido para português por André Vitor Tavares em Gdynia Newsroom; Editado por Patrícia Vicente Rua em Lisboa)