Entrada de turistas em Portugal cai 92% no 1ro Tri com restrições COVID


© Reuters.

LISBOA, 30 Abr (Reuters) – As chegadas de turistas estrangeiros a Portugal caíram 92% no primeiro trimestre em relação ao ano anterior, devido ao forte aumento das infecções por COVID-19 no início do ano que forçou o país ao confinamento, mostraram dados oficiais esta sexta-feira.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) disse que cerca de 160 mil visitantes estrangeiros ficaram em hotéis portugueses entre Janeiro e Março de 2021. O primeiro confinamento de Portugal começou em meados de Março de 2020, o que significa que o primeiro trimestre desse ano foi ainda pouco afectado.

Na manhã desta sexta-feira, o INE mostrou que a economia portuguesa dependente do turismo contraíu 3,3% no primeiro trimestre em relação aos três meses anteriores. entrou no seu segundo confinamento durante a maior parte do último trimestre, de meados de Janeiro até meados de Março, para conter o que era então o pior aumento de COVID-19 do mundo, mas desde então tem vindo a diminuir gradualmente as restrições. integral em inglês: (Reportagem de Patricia Vicente Rua, Traduzido para português por João Manuel Maurício, Gdansk Newsroom)