Investidores em obrigações esperam por mais notícias sobre fundo recuperação da UE


© Reuters.

AMESTERDÃO, 9 Jul (Reuters) – As ‘yields’ das obrigações da Zona Euro mantiveram-se estáveis na quinta-feira, com os investidores concentrados em quaisquer novos desenvolvimentos do fundo de recuperação da União Europeia, que visa ajudar a economia da região a recuperar da crise do coronavírus.

As esperanças são elevadas de que o fundo de 750 mil milhões de euros seja aprovado numa cimeira da União Europeia no final da próxima semana. Concebido principalmente para oferecer subsídios aos países mais atingidos pelo coronavírus, tem sido um dos principais motores de uma queda nos custos de financiamento do sul da Europa, liderados pela Itália nas últimas semanas.

Na quarta-feira, o Presidente do Conselho Europeu Charles Michel disse que a UE precisava de chegar rapidamente a um acordo sobre o fundo, mas ainda era necessária muita negociação.

Os ministros das finanças da Zona Euro reunir-se-ão às 1300 GMT para seleccionar o seu novo líder, enquanto a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro holandês Mark Rutte darão uma conferência de imprensa conjunta em Berlim às 1830 GMT.

Texto integral em inglês: Yoruk Bahceli; Traduzido para português por Patrícia Vicente Rua)