© Reuters.
(Acrescenta citações PM, Ministro da Economia, detalhes)
Por Sergio Goncalves
LISBOA, 23 Abr (Reuters) – O fundo de investimento norte-americano Davidson Kempner e a empresa de investimento britânica Pioneer Point Partners investirão conjuntamente até 3,5 mil milhões de euros (4,2 mil milhões de dólares) até 2025 num centro de dados de grande escala em Portugal para satisfazer a procura das empresas globais de tecnologia.
As duas empresas afirmaram, numa declaração conjunta na sexta-feira, que o campus da cidade de Sines, 150 km a sul da capital Lisboa, incluirá cinco edifícios com uma capacidade útil para fornecer até 450 megawatts de energia barata, a partir de fontes renováveis, aos servidores.
O Primeiro-Ministro, António Costa, saudou mais tarde o projecto como “o maior investimento directo estrangeiro em Portugal nas últimas décadas”, esperando que Sines atraia mais investimento estrangeiro com um plano governamental para instalar ali um centro de produção de hidrogénio verde.
As duas empresas disseram que o centro, apelidado Sines 4.0, “será um dos maiores projectos de campus de centros de dados na Europa e irá dar resposta à procura explosiva por parte de grandes empresas tecnológicas internacionais”.
Salientaram também que Sines tem uma posição estratégica por ser o local de onde partem os cruciais cabos submarinos transatlânticos de alta velocidade para outros continentes, como o Ellalink, que liga a Europa à América do Sul.
“Os dados foram identificados como o novo ‘petróleo’ da economia digital, e Portugal irá beneficiar deste grande investimento em Sines que irá colocar o país no centro da rede de dados transatlântica e global”, disse Sam Abboud, sócio fundador da Pioneer Point Partners.
O Ministro da Economia Pedro Siza Vieira disse que “a pandemia da COVID-19 mostrou que ‘players’ de todo o mundo precisam de identificar os melhores locais” para o investimento digital e estavam a reconhecer a localização geográfica única de Portugal como ponto de ligação da Europa com o resto do mundo através do Atlântico. ($1 = 0,8317 euros)
Texto integral em inglês: (Por Sergio Goncalves; Editado por Kirsten Donovan; Traduzido por Mariana Ferreira Azevedo e Patrícia Vicente Rua)