© Reuters. Percentagem de obrigações da Zona Euro com ‘yields’ negativas em novo máximo recorde – Tradeweb
LONDRES, 2 Set (Reuters) – O ‘pool’ de obrigações com ‘yields’ negativas’ da área do euro expandiu ainda mais em Agosto, com quase metade das ‘bonds’ corporativas denominadas em euros na plataforma Tradeweb a registar agora ‘yields’ negativas, informou a Tradeweb esta segunda-feira.
Dos cerca de 3,4 milhões de milhões de euros de ‘bonds’ corporativas de grau de investimento em euros, negociadas na Tradeweb, 49,51% ou 1,68 milhões de milhões de euros em valor, apresentam uma ‘yield’ negativa, mostraram dados da plataforma do final de Agosto. Em Janeiro estava em torno de 12%.
Esta foi a maior percentagem já registada, de acordo com dados compilados da Tradeweb que remontam a meados de 2016.
Os dados da Tradeweb também mostraram que o conjunto de ‘bonds’ sobreanas com ‘yields’ negativas dispararam em Agosto.
Dos 8,18 milhões de milhões de euros em ‘bonds’ soberanos da zona do euro no sistema Tradeweb, 5,6 milhões de milhões de euros ou quase 69% do total, tiveram ‘yield’ negativa – o mais alto já registado. No início de 2019, menos de 40% das ‘bonds’ soberanas na plataforma Tradeweb apresentavam ‘yields’ negativas.
A percentagem de ‘bonds’ do governo da Zona Euro com ‘yield’ abaixo da taxa de depósito de -0,4% do BCE subiu para 49% no final de Agosto, face a 42% em Julho.
Texto original em inglês: (Reportagem de Dhara Ranasinghe, Traduzido para português por João Manuel Maurício, Gdynia Newsroom; Editado por Patrícia Vicente Rua em Lisboa)