© Reuters.
Por Laura Sánchez
Investing.com – Uma nova semana começa depois de terminar a anterior com os mercados bolsistas a atingirem mais uma vez máximos recordes, graças à mensagem tranquilizadora de Jerome Powell, presidente da Reserva Federal dos EUA (Fed), na sexta-feira passada no seu discurso no simpósio de Jackson Hole.
Esta segunda-feira é um feriado público no Reino Unido.
As criptomoedas mantêm-se nos mesmos níveis. Esta manhã, estão a negociar de forma mista.
Aqui estão os cinco fatores que os investidores devem ter em conta ao tomarem hoje as suas decisões:
1. Powell tranquilizou…
O Presidente do Fed, Jerome Powell, chamou de novo a atenção do mercado para a inflação. Powell deu uma mensagem tranquilizadora aos investidores, sugerindo que o tapering pode vir mais tarde este ano, embora tenha assegurado que isto não significa que o calendário para uma subida das taxas de juro será acelerado. O Fed está atualmente a contemplar uma subida de taxas em 2023.
2. EUA-Afeganistão
Um drone americano matou ontem um bombista suicida do ISIS que operava um veículo carregado de explosivos em Cabul e que, segundo os EUA, representava uma “ameaça iminente”.
Seis civis foram mortos no ataque aéreo.
Amanhã é o prazo dado pelos Talibãs para os EUA evacuarem as suas tropas e deixarem o Afeganistão.
3.
O aumento da produção petrolífera acordado no mês passado pelas nações da OPEP+ pode ser reconsiderado na sua próxima reunião de 1 de Setembro, disse no domingo o ministro do Petróleo do Kuwait.
“Os mercados estão a abrandar. Como a COVID-19 iniciou a sua quarta vaga em algumas áreas, temos de ser cuidadosos e reconsiderar este aumento. O aumento de 400.000 (bpd) pode ser travado”, disse Mohammad Abdulatif al-Fares à Reuters à margem de um evento patrocinado pelo governo na cidade do Kuwait.
4. Ásia e bolsa americana
Sinais positivos hoje nos principais índices asiáticos. O subiu 0,4%, o subiu 0,3% e o de Hong Kong subiu 0,3%.
Em Wall Street, o mercado também terminou no verde na sexta-feira. O (0,8%), o (1,2%) e o (0,6%) fecharam em alto.
5. Dados macroeconómicos
Entre as referências macroeconómicas desta segunda-feira, destacam-se o e a , o , a e dos portugueses, bem como a .
Nos EUA, as serão divulgadas.